REZA A LENDA - AS TRÊS PENEIRAS - ARNÓBIO MOREIRA FÉLIX


Reza a lenda que um sujeito aproximou-se de Sócrates, o famoso filósofo grego, para lhe contar um fato.
              Então, Sócrates teria dito ao tal  sujeito: “vamos passar este fato que você quer me contar pelas três peneiras, as  peneiras da sabedoria”.
              A primeira delas é a Peneira da Verdade. O que você vai me contar...você viu? Porque se não viu pode não ser verdade e aí corremos o risco da mentira e da calúnia.
              O sujeito disse: “Eu vi”.
  Então vamos para a segunda peneira que é a  Peneira  da  Bondade. O que você viu e quer me contar é uma coisa boa? Porque se for coisa ruim eu não interesso saber.
  O sujeito disse: “Sim, eu vi e é coisa boa”.
  Ótimo, disse o filósofo. Então  vamos  para  a terceira peneira que é a Peneira da Utilidade. Essa coisa boa que você viu e quer me contar será útil para mais alguém ou para a coletividade? Vai trazer algum benefício? Vai agregar conhecimento, valor ou representar crescimento para alguém ou para a humanidade? Se não, enterre isso por lá. Eu, de fato, não quero saber.
  Então amigos. Sejamos muito atentos às informações caluniosas, aos boatos, às fofocas ou qualquer informação ou fato que não venha melhorar o nosso ambiente de trabalho ou a nossa vida de relacionamentos. Sejamos focados em coisas boas, voltadas para o bem e para o benefício e engrandecimento de todos.  Percebam  como a gente perde tempo e produtividade preocupados com fatos que nada acrescentam ao nosso crescimento. Ao contrário, incorremos sérios riscos, além do prejuízo de tempo e de dinheiro, de deteriorarmos os relacionamentos com outras pessoas, muitas vezes pessoas que gostamos e que acabam por se distanciar de nós. Um dano irrecuperável!
  Pense nisso!
Dr. Arnóbio Moreira Félix -  Ortopedista
Diretor Administrativo da BHCOOP
morelix.bh@gmail.com


Postagens mais visitadas