O ALTO PREÇO DAS NOITES MAL DORMIDAS - MARCO AURÉLIO G. BOMFIM


Graves acidentes automobilísticos (colisões frontais), hipertensão arterial, AVCs, derrames, infartos, mortes! Que doença é essa?  É a falta do  Sono!
              A importância do Sono tem sido tema de recentes estudos que comprovam a hipótese de não podermos ficar sem esse descanso sagrado de todos os dias! Sono é o nome dado ao repouso que fazemos em períodos de cerca de oito horas em  intervalos de cerca de 24 horas.
  Durante esse período nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios (hormônio do crescimento, insulina e outros), consolidação da memória, isso sem falar no relaxamento e descanso da musculatura. Se não permitirmos ao organismo esse momento de repouso, pagaremos um alto preço por isso: dor de cabeça ao acordar, irritabilidade, dificuldade de concentração, isso num momento imediato, podendo o quadro evoluir para problemas cardíacos e acontecimentos mais graves,   como dito anteriormente.
  E quem são os ladrões de sono? Vários são os fatores que podem comprometer ou simplesmente impedir a obtenção de um  sono de qualidade. Vamos falar dos fatores internos ou orgânicos, vamos falar do ronco e da apneia obstrutiva. Ronco é o nome dado ao ruído causado pela passagem do ar na região da garganta (orofaringe) e a apneia obstrutiva é a interrupção da passagem do ar por um período maior que 10 segundos (existem relatos de paralisações superiores a 2 minutos!) com diminuição da oxigenação do cérebro.
  Durante o sono ocorre também a   importante modulação hormonal. Estudos mostram que dormir menos de cinco horas por noite por alguns dias causam um descontrole orgânico semelhante ao envelhecimento de dezenas de anos! A causa dos problemas pode ser a mesma em estágios diferenciados: flacidez dos tecidos internos da garganta.  Problemas iniciais se manifestam através do ronco e casos avançados produzem a apneia obstrutiva. As consequências são noites mal dormidas (para quem dorme e para quem tenta dormir ao lado!), excesso de esforço respiratório, falta de oxigenação do cérebro e bombardeamento do sistema circulatório com consequente envelhecimento do mesmo.  O final da história pode ser trágico: comorbidades diversas, depressão, problemas cardíacos e morte (não necessariamente nessa ordem!).
  O que as pessoas não sabem é que, atualmente, o sono conta com uma equipe multidisciplinar (médicos, cirurgiões dentistas, psicólogos, profissionais da educação física, fisioterapeutas e outros) para seu atendimento!
  Uma vez fechado o diagnóstico de  distúrbio do sono, esses profissionais possuem orientações e recursos para a reconquista do desejado e necessário sono reparador! Diversos países tem dedicado atenção direta ao tema com objetivo de minimizar prejuízos diversos e preservar vidas!
  No Brasil, sonolência e cansaço são responsáveis por 25% dos acidentes de trânsito e 30% das mortes;  no ano de 2012 foram contabilizadas 60.752 mortes em acidentes de trânsito no Brasil (número de óbitos compatível com guerra!); as condições em que ocorrem a maioria dos acidentes (qualidade da rodovia, características do trecho, condições climáticas e tipo de acidente) sugerem que a principal falha é humana (o motorista dormiu no volante). A confissão dos motoristas comprovam a sugestão: 33% confessaram estar distraídos na hora do acidente; o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) divulgou, através de levantamento com base em dados de 2015, que o custo de acidentes de trânsito para o país foi de R$ 52 bilhões; a resolução 267 do CONTRAN prevê avaliação do sono para interessados em tirar ou renovar carteira de motorista profissional.
Dr. Marco Aurélio G. Bomfim

Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Especializado na Abordagem Odontológica
aos Distúrbios do Sono
Rua Levindo Lopes, 333 / 909 -  Savassi
Belo Horizonte - MG  - Tel: (31) 3227 6443
maurelio@almg.gov.br - marcoortodontia.com.br




Postagens mais visitadas