MESTRADO - Dr. Cláudio Magalhães
Cláudio Magalhães – Doutor em Educação e Mestre em Comunicação Social. Professor e Orientador do Mestrado Profissional Interdisciplinar em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA.
Claudio.marcio@prof.una.com.br
O Mestrado Profissional Interdisciplinar é o que tem de mais inovador na formação do profissional do Século XXI. Ele se propõe a unir o que há de melhor na teoria com o que há de desafio a ser enfrentado na prática. São várias as razões para cursar mestrado: abrir possibilidades para nova carreira, desenvolver o pensamento crítico e o raciocínio científico, qualificar o currículo, diversificar o perfil profissional, aumentar a remuneração e a rede pessoal de relacionamentos, ministrar aulas e ainda preencher cargos que exigem esse diploma. O mais importante, porém, é contribuir com conhecimentos e soluções que ajudem a sociedade. De verdade! Isto porque, ao final do curso, além da dissertação, tem-se um produto técnico fruto da criatividade e do trabalho do mestrando, o qual pode ser vídeo, material didático, relatório de pesquisa, projeto de lei, metodologia de ensino... As possibilidades são muitas e dependem apenas da necessidade e da imaginação do mestrando.
Os mestrados profissionais reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) têm se mostrado atentos ao que acontece na sociedade, e suas pesquisas buscam o avanço do conhecimento e o enfrentamento de desafios científicos e tecnológicos. O mestrado permite ainda manter diálogo, em nível nacional e internacional por meio de parcerias estratégicas, com outros centros de pesquisa e utilizar metodologias inovadoras de formação movidas por projetos interdisciplinares, visitas técnicas supervisionadas, pesquisas experimentais, projetos de extensão e/ou grupos de estudos.
A área da saúde, por sua inserção interdisciplinar cada vez maior, é uma das que mais podem ganhar com essa nova modalidade de formação profissional. O ortopedista Fábio Baião desenvolveu a dissertação “Qualidade de Vida dos pacientes, com fratura da perna, submetidos à reconstrução de membros com fixação externa circular pelo método de Ilizarov” e sua pesquisa gerou diversos produtos técnicos, tais como metodologia para formação de grupos periódicos de discussão e apoio com a participação da equipe de saúde, dos pacientes e de seus familiares; cartilhas com as principais orientações para quem está usando o aparelho e até vídeo no YouTube (youtu.be/fVG0vQaSJPw).
O Dr. Fábio Baião é egresso do Mestra do Profissional Interdisciplinar em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA, o qual tem tido grande reconhecimento de mestrandos, de ex-alunos, de empresas e da CAPES, que deu nota quatro (valor máximo de cinco) na última avaliação quadrienal.
Alguns dos dados de avaliação do Prof. Baião na sua pesquisa no Mestrado Profissional sobre qualidade de Vida dos pacientes submetidos à reconstrução de membros pelo método de Ilizarov.
O reconhecimento decorre da competência na formação interdisciplinar, do alto desempenho dos professores e pesquisadores do Mestrado, da gestão de projetos sociais e educacionais desenvolvidos no Mestrado e da interlocução com as políticas sociais voltadas para o desenvolvimento local. O Centro Universitário UNA tem 57 anos de comprometimento com a qualidade acadêmica e com o compromisso de entregar à sociedade o profissional sintonizado com as realidades profissional e pessoal.
Por conta de tudo isso, o profissional que sai do Mestrado Profissional Interdisciplinar tem sido alvo de elevado reconhecimento social, em razão de novas capacidades e habilidades de trabalho e, principalmente, evidencia grande satisfação pessoal e maior realização profissional.
O Mestrado Interdisciplinar tem foco em pesquisa social e educacional. Porém, seu maior objetivo é mudar e melhorar vidas. A começar, pela do próprio profissional.