IN MEMORIAN AO DR. GERALDO DARCY DO SANTOS - Dr. Mário Mafra



 IN MEMORIAN - Dr. Geraldo Darcy dos Santos

     A coluna IN MEMORIAM homenageia o Dr. Geraldo Darcy dos Santos, um dos primeiros especialistas em Nefrologia de BH, através do depoimento do Dr. Mario Mafra, seu colega de trabalho e amigo.
Dr. Mário Mafra com os amigos Dr. Geraldo e Esposa.
     O Dr. Geraldo Darcy dos Santos nasceu em 07/06/1949. Estudou medicina na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, tendo se formado em 1973. Iniciou sua trajetória profissional na cidade mineira de Serro, perto de Diamantina, e, nessa localidade, desfrutou a oportunidade de exercer a medicina “à moda antiga”, ou seja, atendendo a todo tipo de necessidade dos pacientes. Desempenhava múltiplos papéis como médico. Como ele mesmo dizia, era um clínico que fazia de tudo. 
Vivenciou as dificuldades de um pequeno hospital, sem os adequados recursos de mão de obra e de equipamentos, onde era o único médico. Chegou a realizar cirurgias sem a presença de anestesista, com uma irmã de caridade segurando a máscara de oxigênio no paciente. Trabalhava muito, muito mesmo. Às vezes, era acordado no meio da noite com os cavalos chegando à porta de sua casa, trazendo pacientes em situação emergencial ou parturiente que não podia esperar o dia amanhecer.
Criou a fama, justa, de ser médico boníssimo, extremamente dedicado aos pacientes e absolutamente despreocupado com a questão financeira. Exercia a profissão de médico com amor, com devoção e por vocação. Atendia a todos, com ou sem pagamentos.
Tinha o sonho de fazer especialização. Para realizá-lo, casado e com filhos, mudou-se para esta capital em janeiro de 1980. Superando muitas dificuldades, realizou a especialização em Nefrologia, que era seu sonho, na residência médica do nosso grupo formado por mim (Mário Mafra), Roberto Salum e Eduardo Silveira.
Muito estudioso e competente, o Dr. Geraldo, da mesma forma que o Dr. Leidson Durães de Alkmin, foi convidado a integrar nossa equipe que, no decorrer do tempo, criou três importantes clínicas de Nefrologia na grande BH: a NEFRON, a CLINEMGE e a CENEMGE, as quais contribuíram, de forma determinante, para o desenvolvimento da Nefrologia na capital e para formação de novos nefrologistas. Essas clínicas eram vinculadas, respectivamente, aos hospitais Santa Rita, Socor e Vera Cruz. Também trabalhou no Hospital Militar e no Hospital João XXIII como plantonista do CTI. Em todos os lugares por onde passou, destacou-se pela flexibilidade e pela incrível capacidade de “fazer de tudo”.
Participou ativamente da criação do “Comitê de Ética em Pesquisas” do SOCOR, primeiro hospital particular do Brasil a ter essa iniciativa. Sob a coordenação do Dr. Geraldo, o comitê se tornou referência para Minas Gerais e para o Brasil.
Drs. Mário Mafra e Geraldo, com colegas na CLINEMGE.
O Dr. Geraldo nos encantou a todos desde os primeiros contatos.
 Exteriorizava os valores pessoais e exemplos que deixou como precioso legado: esforço, estudo, pesquisa e o sentimento de humanismo expressado pelas atitudes de caridade, generosidade, altruísmo e amizades consolidadas. Percebendo as dificuldades dos pacientes, não titubeava em “enfiar a mão no próprio bolso” para atender às suas necessidades prementes. Dr. Mário Mafra destaca: “os doentes eram apaixonados pelo Dr. Geraldo Darcy”, que “era muito querido nos hospitais e em todos locais em que se fazia presente”.

Dr. Geraldo foi casado com Maria Alice, com quem teve três filhos: Daniel Vítor, Marco Túlio e Raquel. Saiu da vida física em 2008, deixando saudosos os familiares, amigos, alunos e pacientes.


Postagens mais visitadas