HOSPITAL ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ
Site: www.heal.org.br - Telefone geral: (31) 3115-2600

Localizado no bairro Salgado Filho, em Belo Horizonte, em extensa área verde, o HEAL possui jardins, horta, estufa, coreto, quadra poliesportiva, refeitório, auditório, lanchonete e um amplo estacionamento, que contribuem para a humanização do atendimento ao paciente, além de dar mais comodidade aos funcionários, voluntários e familiares.
O hospital oferece 160 leitos para internação, 60 vagas para tratamento de homens com drogadição por meio do Centro de Terapias e Assistência Espiritual (CETAS), atendimento ambulatorial (psicólogos e psiquiatras) e ainda conta com uma moradia assistida.
As atividades terapêuticas, como musicoterapia, hortoterapia, artesanato (terapia ocupacional) e educação física, complementam o tratamento dos pacientes internados e algumas delas são realizadas também para os participantes do CETAS. Além disso, áreas como a psicologia, assistência social, departamento espiritual, farmácia, enfermagem e serviço de nutrição e dietética, garantem suporte e humanização no atendimento do hospital.
São oferecidos atendimentos particular, por convênio e filantrópico (gratuito) a pacientes com vulnerabilidade socioeconômica. O pronto atendimento funciona 24 horas, diariamente, para emergência em psiquiatria.
A prática da espiritualidade permite conectar-se com a própria luz interior, o que, segundo estudos da Associação Mundial de Psiquiatria, auxilia na prevenção contra vícios, sofrimentos psiquiátricos e suicídio. A organização acredita, no entanto, que a falta da espiritualidade ou a visão distorcida dela pode piorar quadros depressivos e aumentar o risco de sofrimentos mentais e de abuso de substâncias ilícitas.
Para ajudar o paciente a ter bem-estar, paz, alegria e harmonia e reduzir a raiva e o adoecimento, o Hospital Espírita André Luiz possui um setor específico que oferece assistência espiritual, independentemente da crença de cada um, baseada no kardecismo. O Departamento de Assistência Espiritual (DAE) dedica-se exclusivamente às atividades ligadas à doutrina espírita. A assistência espiritual faz parte do tratamento, mas é opcional, podendo ser prestada a pacientes, aos familiares e à comunidade.