GESTÃO DA QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE - Alícia Coelho Silva


Analista da Qualidade no Laboratório Instituto Roberto Alvarenga
Graduada em Ciências Biológicas - MBA em Gestão da Qualidade
coelhoalicia91@gmail.com

Sou bióloga, mas quando tive que optar por uma especialização – na época a crise econômica estava no auge e o mercado de trabalho, defasado - olhei mais adiante deste cenário e vi o curso Gestão da Qualidade. Crises podem se tornar em motivo de análise de condutas e correção de rumos.
Para superar uma crise é necessário analisar todo o processo da empresa. Foi assim que surgiu o conceito da Gestão da Qualidade. O controle da melhoria contínua começou a ser implantado nas indústrias e, mais tarde, os hospitais, clínicas e laboratórios adotaram-no.
A gestão da qualidade não é vinculada apenas ao produto final entregue; também garantirá a qualidade no serviço de assistência ao cliente.
Mas, PARA QUE e POR QUE certificar  instituições da saúde? A importância da certificação / acreditação destina-se basicamente a padronizar processos para que fluam corretamente, a fim de garantir a segurança deles, a satisfação dos pacientes e evitar eventos adversos. A ONA (Organização Nacional de Acreditação) trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem também práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para com o paciente.
A OHSAS 18001 (Occupational Health and Safety Assessments Series, publicada pela Britsh Standards Institution – BSI-), norma do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde, dispõe sobre requisitos mínimos para práticas de excelência em saúde e  segurança  ocupacional.  Há também programas específicos para cada ramo da saúde: como exemplos, o PADI (Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem), utilizado nos serviços de diagnóstico e imagens; e o PACQ (Programa de Acreditação e Controle de Qualidade), da Sociedade Brasileira de Patologia, especializado em laboratórios de anatomia patológica. Como exemplos de gestão de práticas de qualidade do PACQ, são verificadas rastreabilidades das amostras; adequação das instalações; manutenção dos equipamentos; procedimentos internos de segurança; o sistema da qualidade do laboratório como um todo; procedimentos e processos laboratoriais; recursos humanos e gestão administrativa.
O serviço de saúde conta com vários programas específicos de acreditação. Não existe o programa certo ou o errado. Cada programa tem a sua particularidade e somente o gestor da instituição poderá dizer  qual  o melhor programa de certificação para ela.
Segundo dados apresentados durante o 5º Fórum Home Doctor (2018), o cenário no Brasil de hospitais acreditados é de apenas 3%, enquanto 100% dos hospitais no Canadá, na França e na Austrália são certificados.
Por mais imperativas sejam a importância da gestão da qualidade nos serviços de saúde e a busca da melhoria das instituições certificadas, a conscientização da importância da implantação da gestão de qualidade ainda tem longo caminho a percorrer no Brasil.




Postagens mais visitadas