ECOPEDAGOGIA - Arlene Félix


Pedagoga, Analista socioambiental na empresa Copasa.
arlenemff@gmail.com

   Vivemos um momento de crimes ambientais e tragédias humanas em proporções  nunca antes  vividas,  decorrentes  da degradação permanente do meio e do seu ecossistema, fruto do estilo poluidor e consumista orientado pelo padrão econômico adotado há décadas.
      Essa crise ambiental, sem precedentes, nos impõe repensar e remodelar o uso da terra, a fim de adotarmos o  princípio  da  sustentabilidade como reorientador dos princípios da educação, permitindo-nos questionar como nossas ações contribuem para a qualidade de vida do outro e para a sua felicidade. 
  Com novo olhar, voltemo-nos para a ECOPEDAGOGIA –   Pedagogia da Terra -, paradigma da sustentabilidade que propõe a relação saudável e harmoniosa com o planeta e pautar as ações no nível da sensibilidade, em  sinergia e  cooperação com a  Terra,  conosco mesmos e com os outros. Assim, a solidariedade deixa de ser valor para ser condição de sobrevivência para todos.
  Esse movimento tem que ser absorvido por todos e, especialmente, pelas escolas, onde vivências, atitudes e valores sejam reconhecidos em abordagem curricular, até como conteúdo, constituindo-se em processo mobilizador e integrador  que permita a todos coexistir em rede de vida saudável, a qual deve começar no ambiente doméstico e no trabalho.



Postagens mais visitadas