SAÚDE BUCAL - Marco Aurélio G. Bonfim
Dr. Marco Aurélio G. Bomfim
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, Especializado na Abordagem Odontológica aos Distúrbios do Sono
Rua Levindo Lopes, 333 / 909 - Savassi - Belo Horizonte - MG - Tel: (31) 3227 6443
maurelio@almg.gov.br - marcoortodontia.com.br
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o termo “saúde bucal” se refere ao estado em que a pessoa está livre de dores, desconfortos e alterações na boca e na face, os quais afetem sua qualidade de vida e impeçam que ela coma, fale ou se sinta socialmente confortável.
Acho que a OMS foi feliz na tentativa de definir “saúde bucal”, termo bastante complexo. Contudo, a saúde bucal precisa considerar também a educação com que se usa a principal porta de entrada do organismo, lembrando que, por essa porta, podem entrar coisas que fazem bem e coisas que fazem mal à nossa saúde, seja na qualidade, seja na quantidade dos alimentos ingeridos.
A educação alimentar faz parte do conjunto de hábitos que definirão aspectos corporais profundos, como o índice de massa corporal (IMC) e níveis de açúcar e de gorduras na corrente sanguínea, determinantes diretos da condição de saúde da pessoa.
Das atuais especialidades odontológicas, praticamente todas são de aspecto corretivo, curativo ou reabilitador, ficando uma lacuna no aspecto nutricional. De maneira geral, os alimentos entram em nosso organismo pela boca e não há como isentar a Odontologia da responsabilidade de fornecer aos pacientes orientações sobre a saúde alimentar.
Quer individualmente, quer multidisciplinarmente, quer em outras atuações odontológicas, o dentista deve, além de cuidar do bem- estar das estruturas da nossa principal porta de entrada, fazer a supervisão de que está passando por ela.